X Congresso da APLOP

VI CONGRESSO DA APLOP - Painel II – Paulo André Holanda (1)

IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

LOBITO | 2013

ENCONTRO INTERCALAR EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

APLOP orientada para a Economia

O primeiro dia da reunião intercalar da APLOP, Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, em São Tomé, contou com a presença do Primeiro Ministro do país anfitrião nos trabalhos de abertura.

Estiveram presentes cerca de uma centena de especialistas e empresários dos portos de Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal. Contou ainda com a presença de representantes dos portos da Guiné Equatorial.

A partir da actualização do estudo de mercado dos portos da CPLP, foi considerada essencial a definição de medidas concretas para a agenda do encontro a realizar em Moçambique no final do ano.

Foi ainda considerado importante a criação de grupos de trabalho com empresários agentes de navegação, armadores e alfândegas, a fim de serem tomadas medidas orientadas para a economia, como facilitar e agilizar procedimentos nos portos, promover o estabelecimento de linhas de navegação novas e aproveitar as oportunidades comerciais existentes no contexto dos hinterlands e forlands dos portos e dos países da CPLP.

A criação de uma marca dos portos da APLOP e a harmonização de sistemas de informação e boas práticas no despacho de navios e cargas são também um objetivo comum.

A oferta formativa portuária nos diversos países e o intercâmbio de estudantes foram temas debatidos, com o Brasil a apresentar o seu novo Mestrado em Gestão Portuária.

 

 




Data: 2014-09-15

Artigos relacionados:






TOP